Heloisa Botelho
Nasceu no Rio de Janeiro
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
Formação
Iniciou seus estudos em Artes Plásticas em 1984, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, sob orientação de Charles Watson, Luis Ernesto e Gianguido Bonfanti.
Em São Paulo trabalhou sob orientação de Carlos Fajardo.
Em 1988 fez viagem de estudos à Europa, onde permaneceu 6 meses visitando os principais museus.
Nos anos de 1992 a 1994 trabalhou com desenho e pintura no ateliê de Charles Watson, Rio de Janeiro.
Em 1994/95 foi selecionada para o “Aprofundamento em Pintura do Parque Lage”, sob orientação de Charles Watson, Beatriz Milhazes, Katie Von Scherpenberg e Daniel Senise.
Nesse ano e no seguinte participou do Grupo de Estudos Filosóficos de Henrique Antoun e Reynaldo Roels.
Integrou “The London Project 94” e “The New York Project 95; workshops de História da Arte com visitas a studios de artistas relevantes no cenário da arte contemporânea em Londres e Nova York. Orientadores: Ricardo Basbaum, Milton Machado, Charles Watson, Ângela Eames, entre outros.
Em 1996/97 cursou Historia da Arte com Rodrigo Naves em São Paulo, Brasil.
Nos anos de 2000 a 2002 morou em Cambridge, MA, onde desenvolveu os projetos para as exposições “Lint” no Centro Cultural São Paulo em 2002 e “Pintura pelo Avesso”, apresentada na Galeria de Arte Valu Ória em 2002, São Paulo, Brasil.
Em 2001 Freqüentou os cursos sobre os fundamentos da Bauhaus, no De Cordova Museum, Lincoln, MA, com E. Gropius.
Exposições Individuais
2002 - “Pintura pelo Avesso”, Valu Ória Galeria de Arte, São Paulo, Brasil
2001 - Projeto “Lint”, Programa de Exposições 2001, Centro Cultural
São Paulo, Brasil
1996 - “Passagens”, Espaço Cultural Cristal, São Paulo, Brasil,
curadora: Paula Amaral
1989 - “Arte-Terapia”, Spazio Pirandello, São Paulo, Brasil.
1988 - “A View from Brazil”, Morgan Gallery, Yellow Springs, USA
1987 - “Heloisa Botelho, Pinturas”, Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
Obras foram retiradas da mostra, artista acusa a galeria de censurar sua exposição.
Exposições Coletivas
2008 - Espaço Cultural do City Bank , Miami, USA,
curadoria de Dora Valdés-Fauli, Miami, USA
2007 - Coletiva na Galeria de Las Américas,
curadoria de Dora Valdés-Fauli, Miami, USA.
2006 - Coletiva na Galeria de Las Américas, curadoria de Dora
Valdés-Fauli, Miami, USA
2001 - “A Grande Paleta”, IV Mostra do Programa de
Exposições 2001, Centro Cultural São Paulo,Brasil.
Júri: Rejane Cintrão, Marco Giannoti e José Resende.
2001 - “Waltham Open Studios”, MA, USA
2001 - “Boston Open Studios”, MA, USA
1999 - “5º Salão da Bahia”, Museu de Arte Moderna, Salvador, Brasil.
Júri: Gilberto Chateaubriand, Heitor Reis, Marcos Lontra
1998 - Painel para a Fábrica Renault, 600 m² de pintura. Curitiba,
Brasil,coordenação: Patricia Furlong
1997 - “O Humor do Não”, Centro de Artes UFRJ, Niterói,
Brasil, curador: Vilmar Madruga
1996 - Projeto Outdoor, exposição do outdoor na
Avenida República do Líbano, coordenação do Museu de Arte
Moderna MAM , São Paulo, Brasil
1995 - “Registros e Inscrições”, Galeria Primeiro Piso, Parque Lage,
Rio de Janeiro, Brasil, curadora: Dora Basilio
- “Novíssimos 95”, Galeria IBEU, Rio de Janeiro, Brasil,
curadores: Frank Schaffer, Franklin Pedroso
1988 - “Berlin in São Paulo”, MASP e Staattche Kunsthalle, Berlin
1987 - “First Art Exposition Brazil-Holland”, World Trade Center,
Cultural Center Jose Marti, Amsterdam, Holland;
Academia Brasileira de Letras,Museu de Arte Moderna,
RJ; Ministério da Cultura, Brasilia, DF
1986 - “43º Salão Paranaense”, Museu de Arte Contemporânea, Curitiba, Brasil,
curadores: Walmir Ayalla e Ivo Zanini
- “Artistas Paranaenses Premiados em 85/86”,
Museu Guido Viaro, Curitiba, PR, Brasil
- “Exposição Brasil - Extremo Oriente”, Tai Pei
Contemporary Art Museum,China
1985 - 38º Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco, Brasil,
curadores: Olívio Tavares Araújo, Ladjane Bandeira, Celso Marcone.
- 42º Salão Paranaense, Curitiba, Brasil, curadores:
Olívio Tavares Araújo e Paulo Herkenhoff
- 7ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão, Museu de Arte Moderna
(MAM), Rio de Janeiro,Brasil, Tokio Central Museum,
Atami Art Museum, Kioto Art Museum, Kioto Broadcasting
System, Japão, curadores: Ivo Zanini, Kenzo Tajika
- Salão Banestado, artista premiada e convidada especial, Curitiba, Brasil
- Exposição de Arte Brasileira, Fundação Mokiti Okada,
São Paulo; MAM (Museu de Arte Moderna) Rio de Janeiro,
curadores: Casimiro Xavier de Mendonça, Ivo Zanini, Frederico
Morais, Kazuo Wakabayashi
1984 - 1º Salão de Artes Banestado - 1º prêmio, Curitiba, Brasil,
curador: Tadeu Petrini
- “2º Prêmio Moët-Chandon”, MIS, Museu da Imagem e do Som,
São Paulo, curador: Alberto Beuttenmuller
1983 - “1º Prêmio de Artes Moët-Chandon”, MIS,Museu
da imagem e do Som, São Paulo, Brasil, curador: Olívio Tavares Araújo
- 5ª Mostra do Desenho Brasileiro, Teatro Guaíra, Curitiba,
Brasil, curadores: Italo Campofiorito,
Eduardo Rocha Virmond, Glauco Pinto de Moraes
Publicações sobre o trabalho de Heloisa Botelho
2002 - “A Poética Seca e Humana de Heloisa Botelho”,
artigo de Maria Hirszman no jornal O Estado de São Paulo
- Heloisa Botelho apresenta a exposição “Pintura pelo Avesso”,
com acrílicos e óleos sobre
chapa de zinco. Jornal Folha de S. Paulo Ilustrada,
São Paulo, 3 de outubro, 2002.
2001 - Heloisa, radicada em Boston, traz “A Grande Paleta”,
painel construído com tubos de tinta abertos e secos...
Jornal O Estado de São Paulo, 22 de novembro de 2001
- Exposição no Centro Cultural São Paulo oferece espaço
para talentos emergentes. Jornal Estadão Sul, 23 de novembro de 2001
- “Diversidade marca mostra de emergentes”,
Estadão on line, 23 de novembro de 2001
- “Centro Cultural apresenta exposição.“Jornal O Paraíso e
Vila Mariana, 23 de novembro de 2001
- “Uma Exposição do Gosto Jovem pelo Risco”.Texto de
Tiago Mesquita sobre a série “Lint“ exibida no Centro Cultural
São Paulo, Folha de São Paulo Ilustrada, 10 de abril de 2001.
- “Pintura pelo Avesso”, catálogo da exposição na Galeria Valu Ória,
com texto crítico de Cyriaco Lopes, São Paulo Brasil
1997 - “O Humor do Não”, catálogo da exposição, texto de Cyriaco
Lopes e Vilmar
Madruga:
- “A Graça é Sacar a Graça”, matéria sobre a exibição “
O Humor do Não”, de Claudia Thevenet na Revista Programa do JB,
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 de março de 1997.
1995 - De alunos a Artistas”, A Escola de Artes Visuais do
Rio de Janeiro (EAV) expõe o resultado de seu
ateliê de Aprofundamento em Pintura,
matéria de Adriana Pavlova, no Jornal O Globo, Rio de janeiro,
outubro de 1995
- Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) abriu a exposição
“Registros e Inscrições”, com a curadoria de Dora Basilio.,
Revista Programa de O Globo em 28/4/1995
- Exibição “Novíssimos“ Do IBEU (Instituto Brasil-USA),
acontecendo no começo do ano.. matéria
de Monica Riani em “Eu Quero Emergir”, Jornal do Brasil,
16 de julho de 1995.
- “Novíssimos 95”, catálogo da exposição com o mesmo nome.
1988 - Artista brasileira Heloisa Moreira... Yellow Springs
News, 28 de setembro, 1988
- “Partners from Paradise to Paradise”, review by Amy Arper,
Yellow Springs News, 26 de Setembro de 1988.
- Catálogo do 44º Salão Paranaense, Curitiba, Brasil
1987 - Catálogo do 43º Salão Paranaense, Curitiba, Brasil
1986 - Catálogo do 42º Salão Paranaense, Curitiba, Brasil
1985 - Heloisa Moreira e sua primeira individual. Matéria de Nelson
Nascimento, Jornal da Divisa, Ourinhos, SP, de 13 de junho, 1985.
1984 - “Polêmica Exposição: Poe o Nu, Tira o Nu - Um Nu
Arrepiou o Conservadorismo” matéria de Roberto
Prioste no Jornal Folha de Londrina , 27 de julho de 1984.
|