Página Inicial











Marcello Nitsche
<< voltar

Marcello Nitsche (São Paulo SP 1942)

Pintor, escultor, desenhista, gravador e professor, formado pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, Nitsche começou a expor seus trabalhos em 1965. Em 1967, aos 25 anos, recebeu o Prêmio Itamaraty na Bienal Internacional de São Paulo e a Grande Medalha de Prata no Salão de Arte Contemporânea de Campinas. Também nesse ano participou da mostra Nova Objetividade Brasileira no MAM/RJ. Em 1969 expôs na Bienal de Paris e recebeu o Prêmio Prefeitura do Município de São Paulo na Bienal de São Paulo. Em 1971, foi convidado a expor em Sala Especial na Bienal de São Paulo.

Autor da pincelada/logotipo criada em 1983 para a Campanha das Diretas Já, Nitsche tem participado das mais importantes mostras de arte brasileira das últimas décadas, como Tradição e Ruptura em 1984, Panorama de Arte Brasileira no MAM/SP (premiado em 1986), Bienal Brasil Século XX em 1994 e Escultura Brasileira: da Pinacoteca ao Jardim da Luz, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2000.

Este ano, Nitsche é convidado para participar da mostra internacional Tropicália, que reunirá no Museum of Contemporary Art de Chicago, em outubro, o melhor da produção artística brasileira dos anos 60, seguindo para a Barbican Art Gallery de Londres e The Bronx Museum de Nova York. A mostra exibirá uma das obras mais conhecidas e instigantes do artista: a “Bolha”, enorme escultura inflável em nylon, apresentada no Salão de Arte Moderna de Brasília em 1968.
(11) 3051-5066  
Desenvolvido por Lourenzo Ferreira